segunda-feira, 20 de julho de 2009

S.M. RECREIO BONJARDINENSE



A Recreio Bonjardinense foi fundada em 22 de outubro de 1990 e sua história confunde-se com a própria história da Emancipação política do Município de bom jardim , ocorrida poucos anos antes (1893).
Foram seus Fundadores: João Feliciano Pinto, Francisco de Paula e Silva Torres, Manuel Monteiro da Silva, Eduardo Pinto, Joaquim Rodrigues dos Santo, Antônio Monteiro da Silva, Emílio Friedmann, Emílio Sampaio, Felipe Mondres, Manoel Alves de Souza, Antônio Ferreira da Rocha Sobrinho, e Antônio Gançalves de Mello. Seu Primeiro Maestro foi o Italiano Caetano Zucchi.
Os anais da Recreio Bonjardinense registram, em 15 de setembro de 1942, um ato patriótico quando do esforço de guerra em que se encontrava o Brasil, no último conflito mundial, doando à Armada Brasileira a artística medalha de ouro que obtivera em 7 de maio de 1914, em concurso de Bandas realizada pelo Circolo Italiani Uniti, em Nova Friburgo, no qual sagrara-se vencedora pela melhor execução de “O Guarani”, sendo regente Luiz Guariano. Gesto que a Marinha de Guerra viria a corresponder em 1988, restituindo a réplica daquela medalha, através do Cap. De Fragata, Médico do Sanatório Naval de Nova Friburgo, Dr Sylvio Regalla. Quando da celebração dos 90 anos de nossa banda (21 de outubro de 1990), foi o evento prestigiado pela banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeioro, em concerto realizado em praça pública, regido pelo Maestro Cideir Barreto Leal.
Nem sempre foram plantas as estradas por onde passou a banda no curso de um século de existência, mas os aficcionados amigos da Recreio sempre corresponderam à sua chamada. Assim ocorreu em vários episódios, como no ano de 1922, na residência de Luiz Augusto Eugênio Stutz, quando se reuniram alguns bons concidadãos para levantar recursos financeiros e o ânimo da banda, onde se fizeram presentes Salustiano Aguiar, Gastão Reis, Oswaldo tardin, Gilberto Erthal, João Teixeira Corrêa, João Rodrigues Gomes, Aristides Stutz, Felix Carriello, João Mansur, Manoel Hidebrando Monnerat, Armando Jorge Pereira de Lemos, Manoel Matta Jr. Joaquim Figueira Rodrigues e João batista da Silva.
Em 1935, algumas moças e senhoras de nossa sociedade empunharam a bandeira da Recreio, e sairam pelas ruas de Bom Jardim em busca de recursos. Seus nomes: Benedicta Monteiro lattanzi, Maria Leonardo Miranda, Emília Pecci Leonardo, Cacilda Paula Pinto Carriello (Bidú), Inah Hoelz balbi e Dinah Hoelz.
Sua atual sede é na Praça Coronel Monnerat nº 182 , sede própria. Seu atual Presidente é Hamilton da Silva Ferreira e seu Maestro o jovem Bonjardinense é Luiz Cláudio Klen.

7 comentários:

  1. FALTARAM 2 FOTOS...DE 2 PESSOAS, QUE FAZEM PARTE DA HISTORIA DE BOM JARDIM!
    '' MEMÉ'' E ''O GRANDE, SÉRGIO''
    SÃO 2 PESSOAS, INESQUECÍVEIS!
    ABRAÇOS SIMONE MANSUR FERNANDES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, restirar o meu nome do site, depois esse aqui também, quero privacidade, hoje em dia tem que postar como Anônimo.
      Enfim, peço por gentileza, apagar esses 2 posts.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Parabéns estou amando esse espaço!!!
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Um forte abraço
    Hellen Priscila Rosa

    ResponderExcluir
  3. Como posso retirar uma postagem desse blog, que eu fiz?
    Me passe o e-mail , que eu mando o meu nome para você deletar.
    Me arrependi, pois esse Google tira totalmente a privacidade da gente. Vou passar um e-mail Fake, para vocês estrarem cm contato comigo.
    vermelhoepreto_2013@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome é Fabricio Stutz, filho de Alcineu Stutz que é irmão de Sadi Stutz (ambos já falecidos) li nesta reportagem o nome de Alcides Stutz que pode ser o filho de Luiz Augusto Eugênio Stutz. Gostaria de saber se Alcides Stutz é irmão de Higino Stutz (meu avô), se obtiver esta resposta vou conseguir montar toda a minha àrvore da família, me ajudem!!! segue meu e-mail fabriciostutz@yahoo.com.br OBRIGADO!!!!

    ResponderExcluir