segunda-feira, 20 de julho de 2009

PRIMEIRO PREFEITO DE BOM JARDIM: DR. PÉRICLES CORRÊA DA ROCHA




Primeiro prefeito de nosso município nasceu em 09/09/1888, filho do coronel Luiz Corrêa da Rocha e D. Eugênia Boechat Corrêa da Rocha, casou-se em 01/05/1912 com D. Júlia de Sá. Estudou no Colégio Anchieta de Nova Friburgo-RJ.
Em São Paulo, formou-se em Direito no ano de 1911.
No Rio de Janeiro foi Diretor Presidente do Banco Agrícola de Cantagalo S/A. Diretor de vários jornais Bom-Jardinenses e primeiro prefeito de nosso município, cuja posse se verificou em 1922.
Exerceu o mandato de deputado Estadual nos anos de 1927 e 1928.
Foi pioneiro na instalação de luz elétrica no município.
Após a revolução de 1930, transferiu a sua residência para o município de Itaocara, e no segundo distrito (Laranjais), assumiu a direção da Fábrica de açúcar, propriedade de seu pai. No Engenho Central, Laranjeira instalou fábricas de álcool e éter, refinarias de açúcar. Fábrica de tecidos e a Fábrica BUSI, posteriormente transferida para São Miguel em nosso município.
Construiu dois clubes sociais, sendo um recreativo e outro agrícola, campos de esporte com arquibancadas e totalmente cercados, cinema com moderna aparelhagem, hospital com mesa de operações, aparelho de Raios-X, gabinete dentário e farmácia.
Estabeleceu bolsa de estudo para alunos necessitados.
Os empregados da CIA, Engenho Central, Laranjeiras, dirigido por Dr. Péricles, residiam em casas confortáveis e bem equipadas com luz elétrica, instalações sanitárias, fogão econômico e água cuidadosamente tratada, as crianças da localidade e das fazendas anexas tinham escolas gratuitas.
Ele mantinha um padre, um médico e um farmacêutico que residiam no engenho para atendimento imediato aos empregados.
Foi prefeito do município de Itaocara.
Em Bom Jardim fez as seguintes doações. Terreno para o Estádio primeiro de maio, área para o atual posto de saúde, Ginásio de Bom Jardim, Casa das Damas de Caridade.
Além dessas doações - o terceiro distrito - Banquete, recebeu terras para a construção da Escola Estadual Dr. Péricles Corrêa da Rocha, posto de saúde e o terreno para o parque infantil, hoje quadra de esportes.
Faleceu no Rio de Janeiro, em 03/10/1969.

Um comentário: