quinta-feira, 16 de julho de 2009

LENDA: FURNAS DO MÃO DE LUVA


Ai pelos idos de 1758, um jovem fidalgo que vivia tranquilamente ócio em seu castelo feudal de Santo Tirso, em Portugal, com outros nobres, envolveu-se numa conspiração que o levou as masmorras da prisão "Limoeiro", enquanto Távoras subiam ao cadafalso.
Manoel Henriques, Duque de Santo Tirso, só deixou de subirão patíbulo a intervenção da Princesa Dona Maria, filha do Monarca D. Jsoé I, que entretanto, não teve forças para evitar seu exílio na Colônia do Brasil, trazendo consigo o estígma de uma luva negra na mão direita.
Esta luva, diz-se que sua amada, após beijar-lhe a mãoregou-lhe uma de suas luvas, que ele calçou e não tirou jamais.
Vindo da Vila Rica na Minas Gerais, em busca de ouro existente na região, "Mão de Luva" foi parar nos setões de Macacu, posteriormente, Sertões de Cantagalo e iniciou um grupo de contrabandistas, que sob seu comando, contrabandeavam o ouro até finais do século XVIII.
Esse aventureiro era constantemente perseguido pela guarda e para livrar-se de ser preso, escondia-se na "furnas" na Fazenda da Saudade, às margens do Rio São José do Ribeirão, hoje 2º distrito de Bom Jardim.
A rotina do grupo foi interrompida com a prisão do "Mão de Luva" que foi levado para as masmorras da Ilha das Cobras e mais tarde, condenado a degredo perpétuo nas Costas da África.
Morre a bordo do breque que conduzia e foi lançado nas águas do ocenao, na saída da Baia de Guanabara, levando consigo a lembrança do amor platônico simbolizado naquela luva negra.
Existe uma outra versão reverente a luva. Constam no autos feitos de sua prisão que Mão de Liva havi adquirido "Hanseníase" na viagem de Portugal para o Brasil e por esse motivo usava a luva para esconder sua deformidade.
Diz a lenda que o aventureiro e seu bando teriam enterrado grande quantidade de ouro na referidas furnas e que existe uma estranha força que não permite que nehum tipo de luz mantenha-se acesa no interior de suas galerias.
Lugar de grande beleza natural, ainda mantém as características rústicas de refúgio do Rebeldo romântico "Mão de Luva".

3 comentários:

  1. onde cera que esta esse tesouro onde cera essas galerias que tanto me e curioso curiosidade que eu suspeito de um local que a muito tempo me e estranho bem estranho

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir