quinta-feira, 16 de julho de 2009

LENDA: CHICA CEBOLA

Arqueada, enrugada e ranzinza, lá vem Chica Cebola, bengalinha na mão, trouxa na cabeça.
Chica Cebola tem quase 100 anos, não fica mais feia do que é, porque seu raro sorriso se abre num rosto triste e desdentado.
A velha Chica Cebola não tem família, não tem parentes, não tem amigos. Até o tempo se põe ao largo, não se lembrando que tudo na vida deve ter um fim.
Por isso, a pedra em forma de gruta, na grande curva da antiga estrada de Barra Alegre, se chama PEDRA DA CHICA CEBOLA. A pedra há muito tempo foi abrigo das noites de chuva, livrando do frio e do vento a triste velhinha.
Faz muitos anos que Chica Cebola já não existe, porém seu nome ficou gravado na pedra que, por muito tempo, lhe servia de lar.
Meio caduca, Chica Cebola, não fazia mal a ninguém, mas a criançada até hoje passa a distância, com medo de sua assombração.

8 comentários:

  1. Muito interessante como fonte de pesquisa. Muitas pessoas não conhecem essas lendas de Bom Jardim...
    Vou divulgar.

    Parabéns!!!
    Hannah

    ResponderExcluir
  2. Lenda não. A Chica Cebola existiu mesmo. Minha avó, que hoje tem 85 anos, era criança quando a chica cebola já estava no final da vida.

    ResponderExcluir
  3. Chica Cebola existiu de fato e ainda tem muitos descendetes vivos. Eu sou bisneto dela. De qualquer forma, acho ótimo que ela seja lembrada. Parabéns!
    Prof. Evalber Lindolpho Andrade
    São José-BJ-RJ

    ResponderExcluir
  4. Me desculpe se usei a palavra lenda. Mas é assim que consta a resenha da vida de Chica Cebola. Me desculpe, mas não posso alterar o que está por todos consagrado!!!

    ResponderExcluir
  5. A Chica Cebola é a tataravó da minha amiga para sua informação!Ela existiu e morreu porque ficou muito velha!

    ResponderExcluir
  6. Chica Cebola é minha tataravó e ela tinha família sim o nome dela era Francisca shinaib Corrêa das Neves ela era preta e a marido dela era alemão minha biza é Jasy da Silva Franco e minha avó se chama Eliana de Assis Torres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Não podemos deixar a verdadeira historia morrer. Minha mãe é prima da Eliana. Conheço sua bisa.

      Excluir