terça-feira, 4 de agosto de 2009

OCUPAÇÃO E CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM




































OCUPAÇÃO E CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM

A ocupação e criação do atual Município de Bom Jardim está diretamente ligada à ocupação das terras auríferas de Cantagalo. Nos finais do século XVIII e início do século XIX a coroa portuguesa passou a distribuir cartas de sesmarias na região a fim de promover a sua ocupação. Várias sesmarias foram soliCitadas nas margens do Rio Grande onde hoje se localiza o município de Bom Jardim. Em 1819, já com a família real no Brasil, foi instalada uma colônia suíça a apenas 4 léguas da atual sede do município. Em 1824 uma colônia de alemães instalou-se no mesmo local. Muitos desses colonos estabeleceram-se em terras pertencentes ao atual município de Bom Jardim. Com o desenvolvimento da lavoura cafeeira na província fluminense, Cantagalo tornou-se um grande pólo produtor e Bom Jardim beneficiou-se como rota de trânsito das tropas que transportavam o café para o Rio de Janeiro e também passou a ser produtor de café. A autonomia do município de Bom Jardim começou a ser delineada em 1857, quando a localidade de São José do Ribeirão (hoje segundo distrito de Bom Jardim), foi elevada à categoria de freguesia do município de Nova Friburgo. Em 1875 foi inaugurado o ramal ferroviário até Bom Jardim. Em torno à estação desenvolveu-se um povoado que em 1886 foi elevado à categoria de distrito policial do município de Cantagalo. Com a Proclamação da República, a freguesia de São José do Ribeirão foi transformada em município através do decreto número 280 de 06 de julho de 1891. Porém, com a promulgação da Constituição Estadual, no dia 09 de abril de 1892, que criou novos critérios para a existência de municípios, foram extintos 14 municípios entre eles São José do' Ribeirão. Entretanto, o distrito Policial de Bom Jardim juntamente com a freguesia de São José do Ribeirão atendiam aos critérios para a existência de um município. Assim, em 17 de dezembro de 1892 através da lei número 37 foi restabelecido o município de São José do Ribeirão com o nome de Bom Jardim e a sede na estação do mesmo nome. Porém, subordinado à comarca de Nova Friburgo, vindo a emancipar-se em 05 de março de 1893. No dia 31 de dezembro de 1943, por lei estadual número 1.056 o município passou-se a chamar-se Vergel, denominação que perdurou até 20 de junho de 1947 J quando uma nova lei Estadual devolveu ao município seu antigo nome de Bom Jardim, que continua até agora.
Ocorreu então em 05 de março de 1893 a solenidade de instalação do município de Bom Jardim, contando com a presença do então Governador Dr. Porciúncula. Nesta ocasião se deu também a posse dos primeiros vereadores eleitos do município.
Os organizadores do município, desde as suas primeiras movimentações até sua criação e instalação, foram três ilustres cidadãos desta terra que não pouparam sacrifícios: os coronéis Luiz Corrêa da Rocha Sobrinho, Eugênio José Erthal e Antonio José Maria Monnerat. Do início até o ano de 1922, competia aos presidentes da Câmara exercer as funções de executivo municipal. Depois então, iniciou-se a era dos prefeitos eleitos.

8 comentários:

  1. Catari Viana do Esp. Santo4 de agosto de 2009 às 18:09

    Desculpe - me, mas estive vendo o seu Blog sobre Bom jardim e fiquei fascinada, meu pai é de Bom Jardim, e vou adorar mostrar o blog para ele, sei que ele vai adorar. Ele é da família Emmerick, saiu de Bom Jardim quando casou-se e foi morar em Cordeiro, onde por alguns anos foi gerente do banco Predial, saindo de lá em 1969 quando foi transferido para Rio Bonito. Mas adorei o Blog, só uma opinião que Talves ajude a ficar ainda melhor, se desse para colocar legenda nas fotos , para identificarmos onde é!!! Achei super legal a foto da inauguração da Piscina do Motel Club, fui muitas vezes lá com meus pais, quando era bem pequena... Foi uma lembrança Maravilhosa!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, pelo elogio. Esse é um espaço de todos, construi apenas um canal para divulgação da memória de Bom Jardim. Não sei os nomes de todos e para não cometer injustiça deixei em branco. Caso tenha interesse me envie fotos de seus familiares. Saúde e paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Meus avós foram casados por 75 anos ! Eles são naturais de Minas Gerais, mas moraram muitos anos em macuco. Eu nasci em Bom jardim. Quando se conheceram meu avô deu à minha avó um cartão, que temos emoldurado na casa deles, com o poema do julio Salusse, Os Cisnes. Crescemos amando o poema .Pesquisadno, anos mais tarde, descobri que os cisnes do brasão do município, referiam-se ao poema. Grata surpresa. Em 2004 , foi ao ar pelo Globo Repórter a história de meus avós e vovó declama o poema inteiro no programa. Logo depois ele veio a falecer, com 100 anos e ela faleceu duas semanas atrás , com 99 anos. Um história de amor, regida por um poeta de Bom Jardim.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Que coisa maravilhosa, isso é história, isso é memória, isso é cultura. Qualquer informação será bem vinda para ser colocada nesse espaço...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog! Maravilhosa idéia de reunir e contar a história de Bom Jardim. Moro em Niterói há 46 anos, vim com seis anos para cá. Sou da família Cariello por parte da minha avó. Meu avô era da família Feliciano Pinto. Tenho em casa fotos antigas que eram de meus pais (já falecidos). Como posso enviar para você?
    Meu filho faz Geografia na UFF e está preparando um mapa da cidade de Bom Jardim (vetorização).
    Parabéns pela idèia e pelo trabalho.

    Maria de Lourdes de Almeida
    Em 11 de setembro de 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria de Lourdes, tudo bem. Sou Adriana Rocha, moradora e admiradora de nossa querida cidade, Bom Jardim. Achei super interessante o que seu filho está se propondo a fazer pelo município, um mapa. Trabalho nos setores de turismo, cultura, economia criativa e agricultura familiar. Atualmente estou como Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bom Jardim e temos uma empresa no setor de turismo também. Gostaria muito de falar com ele sobre algumas ideias que temos sobre a cidade. Pode me chamar no zap (22) 981275494. Grata. Forte abraço.

      Excluir
  6. Muito boa a apresentação histórica de Bom Jardim. Parabéns aos Editores do Blog!!

    ResponderExcluir